Vem também no Público de hoje. Página inteira:43. É uma imagem atroz, que não consigo (por razões técnicas, acima da minha vontade) colocar aqui. Uma boca-vagina castanha, selada ou cosida com um cordão escuro; se boca, no canto esquerdo vê-se uma espécie de afta ou borbulha; se vagina, um clitóris, ou o que resta dele (uma cicatriz?) Legenda, no canto inferior esquerdo: "Mutilação genital feminina. As mulheres da BBDO agradecem ao jornal PÚBLICO por ter falado num tema de que ninguém fala."
(Notas:
1) A BBDO é uma agência de publicidade; 2) a jornalista Sofia Branco escreveu um livro sobre a mutilação genital feminina: Cicatrizes de Mulher, edição do Público, "já nas bancas" (ver p. 61, também da edição de hoje do jornal); 3) a reprodução alternativa apresentada é, como devem saber, uma obra de Gustave Courbet: A Origem do Mundo, de 1866).
1 comentário:
Um eco que me chegou desta (magnifica) página: noutra redacção, uma mulher guinchava "isto é sexismo, vocês não acham?! Uma vergonha!". Modos de olhar o mundo.
Enviar um comentário