22.6.06

Pedagogia da Tanga

Notícia de uma importante iniciativa, em prol de um futuro melhor. Claro que podiam sempre fazer do país a bandeira mas isso dá um bocado mais de trabalho.
Lisboa, 20 Jun (Lusa) - A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje uma recomendaçäo do PSD, com a abstençäo de todos os restantes partidos, que pede à autarquia que promova a retirada do espaço público das bandeiras nacionais com publicidade.
A recomendaçäo aprovada esta tarde pelo PSD, que tem maioria na AML, sustenta que "algumas empresas têm vindo a tirar algum aproveitamento deste patriotismo genuíno, imprimindo na bandeira nacional o nome das suas marcas", durante a participaçäo da selecção portuguesa no campeonato mundial de futebol na Alemanha.
Sublinhando que a bandeira nacional é "o símbolo máximo da naçäo, protegido por lei", a AML recomenda à autarquia que, "numa perspectiva pedagógica mova os meios possíveis para que sejam removidas todas as bandeiras nacionais expostas em espaço público que tenham qualquer mençäo a marcas, produtos, bens e serviços".
"A marca nacional estar confundida com uma marca comercial é um desaforo. A Assembleia Municipal tem de manifestar o seu repúdio", defendeu o deputado social-democrata Vítor Gonçalves.
Para o CDS-PP, o importante é "respeitar o símbolo, mas sem fundamentalismos, garantindo-se a afectividade do povo em relaçäo a ele".
Segundo a associaçäo de defesa dos consumidores (DECO), a publicidade que até agora tem sido colada às bandeiras näo viola a lei da publicidade.
No entanto, o anteprojecto do Código do Consumidor, que se encontra em discussäo pública, prevê a proibiçäo de utilizaçäo de publicidade em símbolos nacionais como a bandeira e o hino, como tem sucedido nos últimos dias a propósito do Mundial de Futebol.

1 comentário:

PB disse...

Apesar de tudo, acho q não se deve abandalhar com a bandeira ... mas esta deliberação revela tiques de direita ... enfim ... continua malta no desemprego, gente a morrer de fome mas para isso não há deliberações para acabar com esses fenómenos ...