11.6.06

Auto-retrato (Fragmento de Autor Desconhecido)


"Os escritores & os poetas que importam são aqueles que se descentram de si próprios para falarem e mostrarem aos outros aquilo que eles são sem o saberem. Por isso (& muitas outras coisas), eu não poderei nunca aspirar a ser um escritor que importa: contra o meu próprio desejo, só sei falar de mim, e mal. Não sou capaz de escrever simplesmente, sustentadamente, sobre os outros. Não é que eles não me interessem (de facto, interessam-me muito), mas não tenho talento para esse voo imaginativo. Por outro lado, a verdade é que ando à procura de me entender a mim mesmo. Escrever é uma procura de algum entendimento, mesmo que precário. O que há-de estranho nisto é que, ao escrever sobre mim, descubro-me sempre outro. Ao escrever sobre mim não é sobre mim que escrevo, mas sobre mim como um ser de ficção, alguém que não existe de facto, uma existência de papel, como dizia um poeta que levou a vida a escrever sobre ele mesmo. Ao escrever sobre mim descubro, afinal, que não existo."

Sem comentários: