14.6.06

(Ainda) O Presidente & Os Símbolos

Uma pergunta, a propósito da irritação do amigo PB (e da nossa) com os políticos. Será que "o menino da G3", um cravo abstencionista, é que estará certo, no seu alheamento? Não creio que seja esse o caminho mas também não me parece que um voto, de quatro em quatro anos, seja suficiente como acção. (À atenção do SIS e quejandos: não, ainda não estou a pensar na via das armas...)

"Entre os homenageados pela Presidência da República, na cerimónia de ontem em Serralves, estava Diogo Bandeira Freire: o menino que, em 1974, aparece a meter um cravo numa G3. Uma imagem da Revolução de Abril que perdura na memória de muitos. O menino, ícone de Abril, emigrou há 18 anos para Inglaterra, onde agora é director financeiro numa empresa de distribuição. E, para espanto de muita gente, pertence ao partido dos abstencionistas: tem 35 anos e nunca votou, nem em Portugal, nem nas municipais em Inglaterra. Dos políticos portugueses, Diogo Bandeira Freire, que promete repensar a sua atitude nos actos eleitorais, apenas destaca um, precisamente o que o convidou a participar pela primeira vez no Dia de Portugal."

Diário de Notícias, 10.06.2006

Aqui encontram uma entrevista, feita há dois anos, onde o menino do cravo diz, entre outras coisas, que "é um bocado irónico que o miúdo, o símbolo de Abril, tenha saído do país".

1 comentário:

PB disse...

Os nacionalistas não devem achar piada mas este portugalinho mete dó ...