24.6.06

No Tentadero do Cabo da Lezíria

Sim, há uma certa beleza no bailado de um novilheiro, sacudindo a muleta no último instante e girando depois o corpo, delgado e orgulhoso, atirando um sorriso de triunfo às raparigas, penduradas nas bancadas. É também num bailado, mais difícil de compreender, que ele corre pela areia, de ligeiras meias rosa e rasas sapatilhas pretas, cravando, no momento decisivo, o par de bandarilhas no dorso do animal.

Não, não é possível entender como o picador espeta a vara no bicho, tingindo-lhe de vermelho vivo o dorso negro, enquanto os marialvas arrotam cerveja e comentam a faena. Dizem-me que é para “tirar nobreza ao toiro”, para o tércio da muleta. “Aos que têm mais pata” dá-se-lhes “mais de uma varada”.

Quando é possível, no código da festa, o bailado do homem do traje de luces não dispensa o adereço de torneio medieval. Porque será que, tantas vezes, a beleza tem uma face sombria?

5 comentários:

PB disse...

Somos amigos e respeito a vossa opinião mas não consigo perceber como se pode ter prazer com o sofrimento de outro ser ... e não, não é influência da P. sempre pensei deste modo ... as unicas coreografias do genero q eu gostei foram as do Picasso ... mas só a parte do desenho ...

j disse...

Dizer que tenho prazer, no meu caso, será talvez excessivo. Tento olhar o mundo com alguma disponibilidade para entender os cambiantes da realidade. A tauromaquia interessa-me como ritual, como tradição, como parte intrínseca da nossa cultura. No caso presente, são impressões de um trabalho que estou a fazer.

Espero que continuemos a ser amigos, meu caro!

PB disse...

ok ok ok ... admito alguma beleza em alguns movimentos ... mas podiam não espetar os animais. Tb não acho que tenhas prazer nisso ... estava apenas a falar da parte da coreografia ... e somos amigos claro ... é por isso que estamos aqui a falar e a ter opiniões etc ... apesar de nos vermos há uns tempos mas amigos 4 ever ... só falta o beijo na boca lol lol lol

j disse...

lol? parece um adolescente, este rapaz!

PB disse...

grrr ...