29.5.06

Anjos Tropicais


A Arlany veio há 3 ou 4 anos de Santa Ifigénia, Minas Gerais, Brasil. É minha aluna no 11º ano, no curso tecnológico de Adminstração. Hoje, dia de teste, já me encontrava eu na sala de aula, ela entreabriu a porta e, sem entrar, pediu-me que me aproximasse para me dizer qualquer coisa. Pensei que fosse algum impedimento de última hora. Mas, assim que a alcancei, compreendi a razão do seu chamamento: ao seu lado, muito engraçada, estava uma moreninha com 2 anos e 4 trancinhas de cabelo escuro e encaracolado. Era a Mariana. Uma sobrinha emprestada da Arlany (filha da companheira do seu irmão), que teve de acompanhar a "tia", pois não havia mais ninguém para cuidar da menina. E ali estava a Arlany a contar-me isto, pedindo autorização para a pequenita se juntar à turma em dia de teste. Autorização deferida, sentaram-se as duas numa secretária à frente, próxima da minha. E, enquanto a Arlany se debatia com as minuciosas questões sobre o excerto de Os Maias que eu decidira colocar no teste, a Mariana, muito compostinha, espreitou à janela, olhou-me timidamente várias vezes, rabiscou papeis, comeu metade de uma bolacha, bebericou dois ou três golitos de água e, vencida pelo calor magrebino, pelo teste e respectivas questões minuciosas, pelos Maias e por tudo o mais, pousou a cabecita na secretária, aconchegou-se e acabou por adormecer, como um anjo, até ao fim da aula. Por estranho que soe, a turma parecia (ou pareceu-me) mais profundamente silenciosa, como se duplamente silenciosa, não só pela necessária concentração para realizar o teste, mas também, ou sobretudo, pelo facto de um anjo se encontrar ali, naquele momento, a descansar das suas lides de anjo. Um anjo moreninho, com 4 trancinhas de cabelo escuro e encaracolado. Um anjo à (beira da) minha secretária.

3 comentários:

j disse...

Que bonito, pá! Que bonito!

PB disse...

Um bebé já em cada sala de aula! Proponham à ministra!!!!!!

PB disse...

LOL LOL LOL