30.5.06

"Algumas crianças já são más de natureza"

A frase da professora Maria foi tão inquietante como as imagens de desacatos e pancadaria na sala de uma escola anónima da periferia. A RTP fez uma reportagem mediana+ sobre a violência nas escolas. Colocou câmaras escondidas em duas salas e no pátio dessa escola-limite. Valeu como exemplo extremado. Não que isso, à partida, me levante problemas éticos ou deontológicos: a coisa foi feita com alguma limpeza e, no final, a equipa teve o cuidado de sublinhar que "não pretende extrapolar as situações gravadas na instituição em causa para todas as escolas do país."

O debate que se seguiu teve de tudo (houve momentos em que prestei menos atenção) mas, num balanço largo, foi - e isso é muito importante - serviço público! (aplausos). No entanto, as entrevistas, em directo, a umas "jovens sombras" (o zeloso sec de estado adjunto chamou-lhes crianças!), foram show-off. Podiam ter gravado e editado o material previamente, com ganho de ritmo e de conteúdos. O serão reforçou a minha ideia de que, no panorama nacional, a ideia de contar com os pais para a a avaliação dos professores só pode ser uma piada de mau gosto. Noutros cenários, noutros países, será um contributo excelente. Aqui - ainda - não!

Mas voltemos à frase de Maria. Diz muito, não é? "Más de natureza"? - é uma citação da Lusa, não me recordo se foi este o português utilizado. Quer-me cá parecer que os professores têm que se unir para descodificar melhor a realidade e, solidariamente, lutar contra ideias desfocadas. Será possível?

1 comentário:

PB disse...

O País anda zonzo ...