22.2.07

O Astrotáxi Moralista

Um espirro e uns borrifos de chuva no pára-brisas desatam a conversa costumeira. Que isto do tempo já não é como dantes, que "Março, marçagão" está à porta mas ninguém garante que “de manhã Inverno, à tarde Verão”, e por aí fora, semáforo sim, semáforo não. E o gajo, de aquecimento ligado, a embaciar-me os óculos e a alma depois do saboroso frio da beira-rio e, para mais, com o tradicional cabelinho arredondado de orelha a orelha a esconder careca, sai-me destarte: “Sabe o que lhe digo? Já tenho comentado com outros clientes: isto ficou assim depois dos americanos e dos russos irem à lua!”. Espirro e peço factura discriminada. “É o que lhe digo, amigo. Os tipos deram cabo do... da Da camada de ozono?, arrisco, alargando a gola da camisola e bufando nos vidrinhos, para desembaciar a paisagem. “Da atmosfera!” remata triunfante, esclarecendo: “desvirginaram a atmosfera!”. Um falso alarme de espirro – ele espera – e chega a taxímetra comparação: “Isto é como desonrar uma mulher, nunca mais é a mesma!. Furaram por ali acima, os americanos e os russos, e estragaram tudo. É o que lhe digo…”.

4 comentários:

Lp disse...

Ó J., haja o que houver conserva-me bem conservadinhos, sefaxavor, estes exemplares únicos da fauna lusitana! É um imperativo nacional, pá! É o que te digo...

j disse...

Faço o que posso, amigo: de vez em quando dou-lhes trabalho. Ah, e já enviei emails para a NASA, ESA e Greenpeace, por via das dúvidas. É como te digo...

JPN disse...

sefaxavor, abraços aos dois, lol

PB disse...

e eu???? hein??? e eu? ;-)