22.4.07

O Ciclópico Acto* (uma brevíssima antologia temática da poesia portuguesa contemporânea)


Quarto poema: "Eu quero foder foder", de Adília Lopes, in Florbela Espanca espanca, Black Son Editores, Lisboa, 1999, pp. 7-8:

Eu quero foder foder
achadamente
se esta revolução
não me deixa
foder até morrer
é porque
não é revolução
nenhuma
a revolução
não se faz
nas praças
nem nos palácios
(essa é a revolução
dos fariseus)
a revolução
faz-se na casa de banho
da casa
da escola
do trabalho
a relação entre
as pessoas
deve ser uma troca
hoje é uma relação
de poder
(mesmo no foder)
a ceifeira ceifa
contente
ceifa nos tempos livres
(semana de 24 x 7 já!)
a gestora avalia
a empresa
pela casa de banho
e canta
contente
porque há alegria
no trabalho
o choro da bebé
não impede a mãe
de se vir
a galinha brinca
com a raposa
eu tenho o direito
de estar triste

(Adília Lopes / Maria José Fidalgo. 1960-...)


*O amor como foda na poesia portuguesa contemporânea. O Ciclópico Acto é um livro que começou por ser um "poema" de Luiza Neto Jorge para um "livro-objecto de Jorge Martins, Livraria-Galeria 111", publicado em 1972.

1 comentário:

j disse...

A minha dúvida é: será que alguém já carregou no botão "flag blog" lá de cima? E se ninguém carregou mas carregar, acaba o blogue? Acaba este mundo? Ah, a poesia!...

(Mais uma recolha interessante, meu caro amigo.)