15.4.07

Ausência (último episódio)

Ela tinha-lhe telefonado, há uns tempos.

“Tenho espreitado o blogue. Olha lá, tu continuas esquisito ou aquilo é estilo?”

Ele respondera-lhe – se os nossos arquivos estão em ordem – politicamente correcto. Mas ficou a pensar.

“É um estilo esquisito, este meu.”

Sabe-se que estava a tentar poupar na terapia, castigando a escrita. Chegou um dia, domingo, 15 de Abril de 2007 – a data está rasurada mas é a hipótese mais provável – e decidiu desamparar a loja, creio que é a expressão. Deu sinal para um T0 na Rua da Blogosfera. Uma espécie de estúdio. Precisava de obras?

“Chega para os meus fantasmas mais íntimos.”

Precisava de obras. Mas isso não interessa.
Escreveu aos amigos a dizer-lhes que, doravante, deixaria de colocar os intestinos crus e outras miudezas na mesa do café que partilhavam. Puro bom gosto.

“Mais um café, por favor!”

Estás a ver? Não deixaria de frequentar a tasca da Ponte. Isso nem se discutia. Gostava da companhia dos amigos. Gostava de trocar cromos com eles. Era apenas uma nova atitude. Separar as águas, creio que é esta a expressão.

“Vejo que rapou o bigode, caro amigo!”

É esquisito. Nunca usara bigode, por uma questão de estilo. Vá-se lá entender isto.

25 comentários:

Cristina Gomes da Silva disse...

Essa foi a conversa para os amigos, que já devem conhecer a morada do T0. Mas, que vais fazer dos visitantes que até têm uns cromozitos para trocar? Não faz mal, desde que nos alegres com as tuas visitas, recolhe-te lá no T0 íntimo, porque há intimidades que só se partilham com os íntimos. Um abraço virtual :)

PB disse...

...

j disse...

O T0 fica na Rua da Blogosfera, 39, 3º Esq, Lisboa. Mas está em obras. Tudo partido. Um caos, nem queiras saber! Eu continuo por aqui, escrevinhando com gosto. Apenas um pouco mais leve :-)Um abraço.

Anónimo disse...

Ha!Ha!Ha! :)

Lp disse...

...

j disse...

Os amigos estão com sarampo?

PB disse...

dôôb

CCF disse...

Auto-censura? Limites na escrita? Ser mais leve? Contentor? Gavetas separadas? Só crítica a livros e filmes e...Para que serve um blogue? Deixa J, tenho a mania das perguntas...o que vale é que também pratico o ofício da escuta...:)
~CC~

j disse...

:)É uma boa pergunta, essa última! Para tanta coisa, não é? Dizer que todos servem para comunicar é demasiado vago, embora seja verdade. Este nunca pretendeu ser mais do que a mesa de café de três velhos amigos (junto à montra), com mais umas cadeiras livres, em redor. Simples. Complicado. Tem dias.

Cristina Gomes da Silva disse...

Boa, essa imagem da mesa de café, sobretudo porque é assim que me sinto e porque desde há algum tempo me habituei a sentar-me em várias, com amigos diferentes e em momentos diferentes do dia. Na vossa, gosto bastante de me sentar, mesmo sendo neófita e observadora dessas cumplicidades antigas, mas depois tenho de ir à minha vida, e embora espreite ao longo do dia nem sempre tenho tempo para ficar. De resto, do que eu gosto mesmo é da partilha e da descoberta, como o week-end das músicas do PB, o nonsense dos escritos do LP e as tuas meditações à beira de uma varanda que, afinal, foi o porto para onde o vento levou o teu barquinho (será de papel?). Um abraço

PB disse...

CristinaGS não tem nada a ver mas alguém do vosso blog é ou mora em Setúbal? pergunto isso por causa deste link: Centro de Competência Crie da ESE de Setúbal

Cristina Gomes da Silva disse...

Trabalhamos os três na ESE, duas das ciências ocultas (Psic. e Soc.) e um das puras e duras Mat. A CCF vive em Setúbal, o JVT no Pinhal Novo e a CGS em LX. Um destes dias convidamos-vos para um cafézinho nesta escola, que eu acho muito bonita, e que foi desenhada pelo Siza.

PB disse...

eheheh ... eu e a Pati vivemos em Setúbal :-)

Cristina Gomes da Silva disse...

A sério? A "tua" Pati é a mesma que concebeu há uns tempos os folhetos dos concertos do IPS e do Concurso de fotografia Olhares? Se vivem em Setúbal o cafézinho está mais perto. Mas se calhar já conheces a escola...Este "sítio mal frequentado" é mesmo uma aldeia, caramba! :)))

PB disse...

Sim. A Pati é a mesma, os cartazes também e alguns dos bonecos foram feitos por mim ;-) ... e sim, conhecemos a escola :-) Quanto ao café é só combinar ...

Anónimo disse...

Para mim o fds é mais complicado, mas durante a semana estamos sempre por lá. Não deve ser difícil arranjar uma pausazita. Fizeste o mergulhador, foi?

CCF disse...

Mas que vos deu para trocarem os mapas completos? O mundo é mesmo assim pequenino...E afinal a ponte não é onde eu a imaginava, perto de Oliveira do Hospital...Quanto ao Sado, gosto mais de o passar de barco :)
~CC~ (CCF é assim versão oficial da pessoa que sou eu).

Anónimo disse...

O novelo estava lá e assim como os gatos foi só desenrolá-lo...:)))

PB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PB disse...

Oui, fiz o mergulhador ;-)

A Ponte das Três Entradas é ao pé de Oliveira do Hospital ... (parte da minha família é de lá ...) e nós os 3 em tempos passamos lá uns dias ... foi daí q surgiu a ideia do nome ...

j disse...

Muito movimentado, hoje, o café! :)

PB disse...

O mundo é redondinho e pequeno ...

j disse...

Um calhau do caraças, de facto.

Anónimo disse...

Quase que aposto que foi o post que teve mais comentários ;)

PB disse...

No Top 5 dos Posts mais comentados este leva de facto um grande avanço ...

A propósito de Top 5 ... http://www.imdb.com/title/tt0146882/