20.7.06

Exame de Psicologia


A questão dizia (cito de cor): "Conhecer a personalidade de uma pessoa implica saber o que ela pensa, como sente e o que faz. Defina personalidade." É por estas e por outras que eu não consigo deixar de desconfiar dos "psi": a personalidade de uma pessoa? Quantas personalidades habitam em cada um de nós? Esta gente não aprendeu nada com o Pessoa? "Não sei quantas almas tenho. / Cada momento mudei. / Continuamente me estranho. / Nunca me vi nem achei." Somos quantos? E alguém sabe com exactidão o que pensa? Nunca leram, sequer, Camões: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"? Como alguém sente? O que faz? Como é que sabemos isso? Como é que dizemos isso? O ser humano não se caracteriza pelo improviso, a surpresa, a criatividade, o descontrolo? Não é preciso ler Piaget, basta ver com atenção (e muito gozo!) os filmes do Woddy Allen. É por estas e por outras que eu prefiro a literatura e o cinema... Os alunos bem abanaram as cabeças, suspirando. E não era só do calor! Mas reconheço que as folhas do exame acabam por ter alguma utilidade: sempre fazem de leque refrescante na tarde abrasadora. Uff!

Sem comentários: