23.8.06

Peixe & Uvas por Armas





A Perca do Nilo é um predador que, introduzido no âmbito de uma "experiência científica" no Lago Victória, na Tanzânia, em meados do século passado, tem destruído todo o equilíbrio ambiental dessa área no coração de África. É o ponto de partida para um documentário que é, como o titulo diz, um verdadeiro pesadelo: fome, pobreza, doença, miséria extrema, morte, tráfico de armas, produção industrial, lucro medido em toneladas, guerras. E pessoas, crianças, mulheres, homens no meio de tudo isto. Como diz um piloto russo: "Não tenho mais palavras." E di-lo depois de contar, a medo, numa atitude de auto-purificação para a câmara, uma história sua: "Uma vez, para Angola, levei uma espécie de máquinas pesadas... Tanques! E depois voei para Joanesburgo, onde carreguei o avião com uvas. Um amigo meu disse-me: as crianças de Angola recebem, no Natal, armas! As crianças da Europa uvas..." Depois, com lágrimas a assomar aos olhos, concluiu a sua história: "Gostava tanto de ajudar todas as crianças do mundo. Mas não sei como... Há tantas mães... Não tenho mais palavras". Eu também não. Passou hoje no Gallery, às 23 h.

(O Pesadelo de Darwin, de Hubert Sauper, 2004)

3 comentários:

j disse...

o mundo e os seus contrastes. será que existe em dvd?

PB disse...

existe.

j disse...

Tks, já tinha visto na amazon.