6.1.07

As Paixões dos Fortes


Noite longa na RTP Memória. Primeiro com a revisitação de A Paixão dos Fortes / My Darling Clementine, o grande clássico de Ford sobre o duelo mais célebre de todo o Oeste: os irmãos Earp vs. os Clanton no O.K. Corral de Tombstone. Henry Fonda e Victor Mature em interpretações de luxo, com umas pitadas de Shakespeare pelo meio e duas referências, pelo menos, à cidade de... Deadwood (isto anda tudo ligado!). Os espaços majestosos e poeirentos de Monument Valley, misturados com as doses certas de fantasmas do passado, humanidade e humor, mas também solidão e desespero, condimentos tradicionais no cinema que Ford nos serve de forma única e insuperável. E tudo termina com a última deixa de Wyatt Earp / Henry Fonda dirigindo-se, impecavelmente penteado e barbeado, à bela Miss Carter que fica à espera do seu regresso à cidade: "Gosto mesmo desse nome: Clementine!" Também eu...
Depois, segundo duelo, desta vez no Estádio da Antas, em 1993. Porto vs. Benfica, oitavos de final da Taça de Portugal. Já não me lembro como terminou o prolongamento (vou-me deitar, sinto-me cansado), mas aindavi o memorável golo de Mostovoi, empatando quase no fim (1-1, aos 88 minutos, de livre directo)... De qualquer maneira, tenho a impressão de que o Benfica ganhou a Taça nesse ano. Ou a memória reescreverá a história de acordo com os nossos desejos?

1 comentário:

PB disse...

Nesse ano o Benfica ganhou a supertaça mas não a Taça de Portugal ... quanto ao filme gostava de ter visto ...